Licenciaturas em Física

 

Os cursos de licenciatura a serem oferecidos a partir de 2018/1 têm exatamente as mesmas disciplinas, mas elas estão distribuídas em 9 semestres no curso integral e em 11 semestres no curso noturno. São oferecidas 35 vagas no curso integral e 35 vagas no curso noturmo.

As 35 vagas se distribuem em 24 vagas de acesso via concurso Vestibular e 11 vagas via Sisu.  A UFRGS segue o sistema de cotas com 50% das vagas distribuídas entre cotas raciais e cotas sociais.

Aspectos gerais dos cursos de licenciatura
 

A Licenciatura em Física tem por objetivo a formação de professores do ensino fundamental (anos finais) e médio. Sua grade curricular contempla, portanto, tanto o domínio do conteúdo específico de Física quanto a aquisição dos conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas, bem como práticas como componente curricular distribuídas ao longo do curso e estágios supervisionados em espaços diferenciados, adequadas ao exercício da profissão.

 A grade curricular da Licenciatura em Física atende às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica ” (Resolução 2/2015 CNE/CP de 01 de julho de 2015).