Bacharelados

 

Os cursos de bacharelado têm uma seriação aconselhada de 8 semestres. São oferecidas 40 vagas para cada uma das duas habilitações, Bacharelado em Física e Bacharelado em Física: Astrofísica.  Ambos os cursos são de período integral.

 

As 40 vagas se distribuem em 14 vagas de acesso via concurso Vestibular e 6 vagas via Sisu.  A UFRGS segue o sistema de cotas com 50% das vagas distribuídas entre cotas raciais e cotas sociais.

Aspectos gerais dos cursos de bacharelado
 

O Bacharel em Física deve ser um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Em todas as suas atividades a atitude de investigação deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas eobjetivos de trabalho.

Bacharelado em Física

O objetivo deste curso é a formação de pesquisadores com uma sólida e atualizada formação em física geral, matemática, física clássica, física moderna e contemporânea, além do pleno domínio do ferramental informático e experimental indispensáveis à sua atuação.

Bacharelado em Física: Astrofísica

O objetivo deste curso é a formação de profissionais e pesquisadores com conhecimentos sólidos e atualizados em Física e com habilidades e competências específicas que caracterizem um perfil diferenciado na área de Astronomia e Astrofísica.